Trend's by SCARPIERA

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Homens, essa é pra vocês!

É fácil escolher o que está na moda, o número e a cor predileta. O pé é uma máquina perfeita de sustentação do corpo, fundamental para promover a sua mobilidade, e o calçado pode afetar, positiva ou negativamente, a sua saúde e performance.

Originalmente, o pé humano se desenvolveu para andar descalço. Mas, é claro, que há séculos, por segurança e higiene, esse hábito foi abandonado. A maneira de pisar e o tipo de calçado que usamos influenciam tanto no funcionamento quanto no formato de nossos pés. Muita gente sente dor na sola do pé ou no calcanhar — resultado do uso de calçado inadequado ou da maneira de andar incorreta. Ao entrar em contato com o solo, os pés agem no controle de postura, equilíbrio, apoio, impulsão, absorção de impa

ctos e distribuição do peso corpóreo. O calçado pode prejudicar a saúde dos pés. O uso contínuo de calçado inadequado pode gerar até fascite plantar, ou seja, inflamação na sola do pé.



Antes de adquirir um sapato, portanto, é importante saber um pouco mais. Há pessoas com pés normais, supinados (cavos) ou pronados (chatos), e o mercado dispõe de modelos de sapatos, principalmente de tênis, que são apropriados para cada caso.

Calçados macios em toda extensão, principalmente na parte lateral do calcanhar, são indicados para quem tem a pisada supinada. Pessoas com os pés pronados devem contar com reforço na parte interna do calcanhar. As pessoas com pé chato recomendo sapatos fechados e bem firmes nos pés, com saltos mais altos que ajudam a curvatura.

O calçado não deve ser curto e nem comprimir o pé. Também não se deve deixá-lo folgado na frente, no peito dos pés, atrás e dos lados. Também não é aconselhável deixar uma folga maior do que a necessária para os dedos ou deixar o pé solto. Isso pode causar bolhas ou calos. A folga ideal na frente é de no máximo um centímetro entre o dedão e a ponta (bico) do sapato, permitindo a movimentação dos dedos.

Solados de borracha são mais recomendados por evitar escorregões. Saltos largos e estáveis propiciam uma pisada segura. Os sapatos fechados acomodam melhor os pés. Fivelas e cadarços ajudam a manter o sapato preso aos pés. Nem sempre o elástico é uma boa alternativa, pois pode prejudicar a circulação sanguínea.

Nenhum comentário: